Presidente de Israel e milhares de judeus no mundo participam de cerimônia de Yom HaZikaron do Masa Israel

Centenas de milhares de judeus da Diáspora assistiram à Cerimônia Virtual de Yom HaZikaron do Masa Israel – maior evento em inglês em Israel e transmitido globalmente. O presidente Reuven Rivlin; e o presidente da Agência Judaica, Isaac Herzog, participaram.

“O evento tornou-se monumental ao longo dos anos. E oferece uma oportunidade única para judeus de todo o mundo e israelenses homenagearem juntos os soldados mortos de Israel e as vítimas do terrorismo”, enfatizou o CEO do Masa Israel, Ofer Gutman. “A cerimônia conecta a comunidade judaica global por meio da história e do povo de Israel. Estamos nos unindo na escuridão e nos levantando. Em um momento de crise global, nossa unidade é vital. Esta é a força de nossa história judaica, e a força de nosso futuro judaico”.

O evento foi transmitido virtualmente pelo Masa na véspera do Yom HaZikaron, o Dia da Memória dos Soldados Mortos e Vítimas do terror em Israel. Apresentado anualmente em Latrun, Israel, o programa foi parcialmente pré-gravado este ano no local do memorial. Participaram centenas de milhares de judeus, incluindo participantes e ex-alunos do Masa Israel e comunidades, e líderes judaicos dos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Turquia, Marrocos, África do Sul, Brasil, Argentina e muito mais.

A cerimônia foi dedicada à comunidade da Diáspora e suas contribuições para a história de Israel. A cada ano, 12.000 bolsistas do Masa chegam a Israel para viagens pessoais e profissionais e relatam que a Cerimônia de Yom HaZikaron é um dos momentos mais significativos de suas experiências. Os participantes do Masa se reuniram para exibições comunitárias da cerimônia deste ano em cinco cidades de Israel, incluindo Tel Aviv e Jerusalém.

Estiveram presentes Reuven Rivlin, presidente de Israel; Isaac Herzog, presidente da Agência Judaica de Israel; David Koschitzky, ex-presidente do Conselho Mundial de Curadores do Keren Hayesod; Becky Caspi, vice-presidente sênior de operações globais e diretora geral da JFNA Israel; Sam Grundwerg, presidente mundial do Keren Heyesod; e Shelly Kupfer, presidente da Filantropia Feminina Nacional das Federações Judaicas da América do Norte.

Famílias enlutadas de comunidades da Diáspora foram parte integrante da cerimônia. O programa deste ano contou as histórias do Tenente Alex Singer z”l, St.-Sgt. Yonatan (Sergei) Vlasyuk z”l, sargento. Julie (Sarah) Weiner z”l e St.-Sgt Johan Zerbib z”l.

Uma mensagem em vídeo de famílias enlutadas, incluindo Marsha Gladstone, a mãe de Yoni Jesner z”l e Alicia Hoffman, a mãe do sargento Alejandro Alexander z”l, também foram exibida. Benji Singer, irmão do tenente Alex Singer z”l recitou o Kadish.

Tendo como pano de fundo as bandeiras internacionais que representam a comunidade global Masa, os participantes Hillel Schwartz de Sharon, Massachusetts, e Ilan Leisorek de San Diego, EUA, colocaram flores memoriais e acenderam velas para homenagear os soldados caídos de Israel e as vítimas do terrorismo.

Exatamente dois anos desde o ataque antissemita no Chabad de Poway, a cerimônia também prestou homenagem a Lori Gilbert Kaye z”l, que morreu tragicamente enquanto protegia seu rabino.

Sobre o Masa Israel Journey
O Masa Israel Journey é a maior experiência educacional imersiva e de longo prazo para jovens adultos de 18 a 30 anos em Israel. Em seus programas que variam de dois meses a um ano, o Masa oferece uma jornada autêntica, não mediada e desafiadora na sociedade, cultura, política e história israelense – e atua como o maior duto para a diáspora judaica acessar os melhores negócios israelenses, empreendimentos sociais e instituições acadêmicas. Desde sua fundação em 2004 pelo Gabinete do primeiro ministro israelense e pela Agência Judaica, o Masa atendeu mais de 160.000 jovens de mais de 62 países.

Hillel Schwartz e Ofer Gutman

Ofer Gutman, Becky Caspi, Isaac Herzog e Sam Grundwerg

Participantes