Plataforma Educacional gratuita sobre Anne Frank já está no ar

A plataforma fornece materiais online e gratuitos ao educador sobre temas como o preconceito, a discriminação, a diversidade, a democracia e a cultura de paz. Tudo isso baseado na história de Anne Frank e no contexto histórico em que ela viveu: acesse.

As possibilidades de atividades vão desde aulas temáticas à experimentação de realidade virtual, passando por oficinas e exposições que, além de proporcionarem uma experiência cultural, oferecem inúmeras perspectivas para o ensino e aprendizado.

“O Centro Anne Frank Educação é a realização de um sonho, pois alcançaremos todos os lugares e pessoas do Brasil com um material de qualidade oferecido pelo Instituto Plataforma Brasil e pela Anne Frank House”, explica a voluntária do projeto, Adriana Terra.

O projeto tem o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo e prevê alcançar nos próximos três anos cerca de mil educadores, 50 mil alunos e várias estruturas educativas locais governamentais e não governamentais que estarão envolvidos adquirindo conhecimento e renovando a sua consciência sobre a importância de promover a compreensão mútua, democracia, diversidade e dignidade para todos, combatendo a discriminação, o racismo, a exclusão social e a violência, para que as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial nunca se repitam.

O IPB é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que encoraja jovens a assumirem papéis de protagonismo na transformação das comunidades onde vivem e, eventualmente, do mundo. Sua missão é desencadear movimentos de transformação locais e globais, a partir da criação de oportunidades de transformação individual e coletiva, através da educação, do esporte e da cultura.

Desde 2006, o IPB é o representante oficial da Casa Anne Frank no Brasil e, por meio dessa representação, o instituto promove atividades educativas pontuais em todo o país, e oferece um plano de desenvolvimento continuado – o Programa Educativo Anne Frank – e agora, disponibilizará gratuitamente materiais desenvolvidos pela Anne Frank House, para jovens e educadores de todo o Brasil, na plataforma Centro Anne Frank Educação.

Essa parceria entre o IPB e a Casa Anne Frank já promoveu um total de 1.730 atividades em diversos estados, sendo 175 exposições, 156 palestras, 452 círculos de diálogos e 942 atividades da Rede Jovem Anne Frank. Todas estas atividades envolveram cerca de 768.424 visitantes, 72.535 participantes e 1.512 jovens monitores formados na metodologia de educação de pares.