Plataforma desenvolvida em Israel ajuda a detectar Covid-19 através do olfato

Além dos sintomas de febre, tosse e falta de ar, muitos pacientes com Covid-19 relatam a perda temporária do olfato. Com base nesses dados, cientistas do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, em colaboração com o Edith Wolfson Medical Center, desenvolveram o Smell Tracker, uma plataforma online que permite o auto monitoramento do olfato com o propósito de detectar sinais precoces da doença.

O teste sensorial orienta os usuários sobre como mapear seu olfato usando cinco aromas encontrados em todas as casas (especiarias, vinagre, pasta de dente, perfume, manteiga de amendoim etc). Ele dura cerca de cinco minutos e é capaz de monitorar mudanças repentinas na percepção do olfato. Os pesquisadores relatam que a ferramenta já identificou com sucesso possíveis casos de coronavírus, que posteriormente acabaram sendo confirmados.

Além do monitoramento pessoal, à medida que coletam mais dados, os pesquisadores melhoram a capacidade de caracterizar uma digital olfativa única para a detecção precoce do Covid-19. Saiba mais: acesse.