PepsiCo usa tecnologia israelense para otimizar técnicas de irrigação

A PepsiCo contratou a empresa israelense de irrigação por gotejamento N-Drip para ajudar seus fornecedores a obter melhor rendimento e conservação de água.

O diretor de sustentabilidade da N-Drip, Seth Siegel, afirmou que a parceria foi o “resultado de mais de dois anos executando projetos piloto na Índia, Vietnã e EUA, seguidos de extensas discussões sobre a melhor forma de dimensionar a implementação em toda a cadeia de mantimentos”.

A irrigação por inundação, talvez a forma mais antiga de regar as plantações, ainda é uma das formas mais usadas no mundo hoje. Cerca de 85% dos campos agrícolas em todo o mundo usam esse sistema, no qual a água é fornecida ao campo por um cano ou vala, e a água simplesmente flui sobre o solo através da plantação. O sistema desperdiça tanto água – acredita-se que cerca de 50% seja perdida por evaporação ou infiltração de áreas não cultivadas – quanto fertilizante, nem produz rendimentos ótimos.

O principal mercado-alvo da N-Drip são aqueles 85% das áreas agrícolas irrigadas do mundo, incluindo a maioria das áreas agrícolas nos EUA, Austrália e outros países, onde os sistemas de irrigação por gotejamento existentes são muito caros para usar.

“O N-Drip é aplicado de maneira fácil e barata nesses campos e, como resultado, a água necessária para as plantações cai pela metade, para que os agricultores tenham mais água”, explicou Siegel. “Além disso, os rendimentos das colheitas aumentam rotineiramente de 15% a 40%, de modo que o rendimento extra proporciona maior renda para o agricultor. E os agricultores precisam usar metade da quantidade de fertilizante em um campo N-Drip como tradicionalmente usado com inundações. Como o fertilizante é o insumo econômico mais alto que os produtores incorrem, esta é uma economia significativa”.

Como parte de seu acordo com a PepsiCo, a N-Drip já começou a trabalhar com agricultores na Índia, África do Sul, Estados Unidos e Europa.

Fonte: The Times of Israel / Israel Trade
Imagem por Tom Fisk