Peça “Brimas”, com Beth Zalcman e Simone Kalil, será apresentada na ARI

A comédia “Brimas” (“primas”, com sotaque) será encenada no dia 03 de julho, às 17;30h, na ARI. No palco, Beth Zalcman e Simone Kalil, autoras do texto, interpretam personagens inspiradas em suas próprias avós (inclusive com o mesmo nome), duas imigrantes que chegam ao Brasil no início do século XX e, ao se tornarem amigas, compartilham histórias.

Enquanto cozinham quibes para um velório, a egípcia judia Esther (Beth) e a libanesa católica maronita Marion (Simone) se divertem e se emocionam recordando saudades, obstáculos e superações.

Através dessas memórias, a peça – que estreou em 2015 – toca na questão da imigração reforçando valores, como afeto, amizade e respeito. Isso porque Esther e Marion, depois que deixaram seus países ainda muito jovens, foram bem acolhidas por aqui.

“A força dessas matriarcas, nossas avós, representando tantos outros imigrantes, tantas outras avós, tantas outras mulheres. Essa peça fala do oriente médio e fala do Brasil. Na verdade, “Brimas” fala de tudo aquilo que diz respeito ao que há de mais humano em nós: o amor, a saudade, a família, a fé e a alegria”, afirma Simone Kalil.