Oncologista Daniel Tabak profere palestra sobre “Entre a competência e o autocuidado: uma conversa sobre superação e sensibilidade”

Referência em oncologia, o médico Daniel Tabak habituou-se a lidar com situações-limite e com a linha tênue entre a vida e a morte. Ao longo de 40 anos de profissão, foram muitos os casos dramáticos de pacientes, mas também várias as recuperações extraordinárias.

Considerado por muitos como um “herói”, procura priorizar o paciente em vez da doença, estreitando, assim, relações de humanidade com aqueles que o procuram na difícil luta contra o câncer. Mas mesmo os heróis podem fraquejar, e, no caso de Tabak, não foi diferente.

Em 2011, ano em que perdeu dois pacientes estimados para doenças terminais agressivas, deparou-se com um período de esgotamento pessoal. Esse momento difícil impulsionou-o a embarcar em uma aventura pelo Monte Kilimanjaro, no norte da Tanzânia, o ponto mais alto da África. Diante de mais uma situação extrema, foi capaz de refletir sobre limites, coragem, otimismo e autocuidado.

Nesse encontro, Tabak recebe os alunos da Casa do Saber (Leblon/RJ) para uma conversa sobre sua jornada no Monte Kilimanjaro. Ele compartilha como essa experiência, somada à sua trajetória profissional, ensinou-lhe sobre superação de desafios, sensibilidade e enfrentamento de crises.

Saiba mais: acesse.