Netanyahu e Mourão vão participar de evento sobre tecnologias israelenses

Com a participação do primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, do vice-presidente Hamilton Mourão e do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, a Câmara Brasil-Israel realizará no dia 26 de novembro, das 9h às 13h, o “Amazon Tech”, que apresentará tecnologias israelenses para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento, que será o primeiro de uma série de discussões sobre temas de interesse binacionais, marcará a inauguração da regional da Câmara Brasil-Israel no Amazonas.

Segundo o presidente da Câmara Brasil-Israel, Renato Ochman, “uma das coisas que estávamos vendo é que nos últimos 15 anos o fluxo de negócios entre Brasil e Israel cresceu muito, principalmente no segmento tecnológico. A ideia é não só aumentar os negócios, mas aproximar estas entidades brasileiras-israelenses. As ferramentas tecnológicas que deram certos em diversos setores de Israel, pretendemos oferecer também ao Brasil. Um destes setores que acreditamos ser importante para o país é o agronegócio e a sustentabilidade do meio ambiente. E para fazer isso, percebemos que não faz sentido ter apenas uma câmara em São Paulo. Agora estamos implementando duas unidades regionais: uma na Amazônia e outra em Mato Grosso”.

O Amazon Tech contará com três painéis: empresas israelenses de tecnologia; empresas nacionais que atuam na região; e por fim, representantes do Amazonas.

“Vamos fazer deste evento um evento único, uma primeira iniciativa Think Tank da Câmara. Acredito que a inovação é uma ponte para o futuro da relação da iniciativa privada e a biodiversidade da Amazônia. Estamos trazendo pessoal especializado, onde a Câmara vai apresentar empresas de tecnologia israelense avançada em pré-sintonia com a economia 5.0. Ou seja, uma economia que além de estar ligada a tecnologia, não esquece de se conectar com a importância social. A conexão social é muito importante para a Amazônia”, destacou ele.

O presidente da Câmara Brasil-Israel pontuou ainda algumas das tecnologias que serão apresentadas durante o evento com o intuito de firmar laços e parcerias com empresas e entidades da região amazônica.

“Neste seminário estaremos apresentando tecnologias muito importantes, como a telemedicina por exemplo. É uma ferramenta rápida, barata e qualificada que deu muito certo em Israel e que acreditamos que possa ser implementada em regiões mais carentes dentro da Amazônia. Um outro ponto que destacaremos é a segurança que conseguimos por meio de drones e outras tecnologias. Vimos que é possível preservar não só a segurança de invasões e prevenir queimadas, mas também como conseguir avaliar o meio ambiente e levantar soluções de recuperar o ambiente que foi desmatado”, pontuou Renato, que ressaltou que, além de apresentar tecnologias israelenses para a Amazônia, o evento também abrirá as portas para iniciativas de empreendedorismo local que atuam no segmento tecnológico e buscam apoio.

Ele acrescentou: “O Brasil está com muito sucesso no surgimento de startups e empreendedores. Quero destacar que durante o evento também estaremos fazendo a linha inversa, para quem se interessar. Há várias startups que estão desenvolvendo coisas muito boas. E se se tiver perto de uma outra hub [espaço onde startups podem colocar em prática as suas ideias inovadoras] importante e avançada como a de Israel, acreditamos que elas podem acelerar muito mais o seu crescimento e qualificação. Estaremos oferecendo a pessoas, entidades, universidades e até mesmo empresas privadas que trabalhem com tecnologia e que tenham interesse em acesso ou se instalar como filiais da Câmara”.

Para compor o quadro dos paineis, até o momento estão confirmadas as presenças de David Feffer (CEO da Suzano); Roberto Marques (CEO da Natura); Denis Benchimol Minev (empresário, co-fundador da Fundação Amazonia Sustentável – FAS); Jacques Marcovitch (Co-fundador e membro do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável – FAS) e Mariano Cenamo (Fundador do Instituto de Desenvolvimento da Amazonia- Idesam, co-fundador da Plataforma Parceiros pela Amazônia – PPA e acelerador de startups na região. A moderação será da cientista política Ilona Szabó.

A exibição do evento online será nas redes sociais da Câmara Brasil- Israel (BRIL Chamber) no Facebook (@brilchamber) e YouTube (Bril Chamber).