Museu do Holocausto de Curitiba lança material inédito sobre perseguição aos deficientes durante o nazismo

O Museu do Holocausto de Curitiba acaba de lançar o material digital “Nada sobre nós sem nós”. Totalmente gratuito, o projeto apresenta o contexto que levou à esterilização e ao extermínio de pessoas com transtornos mentais e deficiências físicas, sensoriais e intelectuais por parte do regime nazista e de seus colaboradores.

“Lembrar tal episódio de nossa História nos ajuda a compreender como o direito à inclusão está ligado aos direitos humanos de forma intrínseca”, afirma Carlos Reiss, coordenador-geral do espaço.

Desenvolvido em parceria com o projeto “Ver Com as Mãos” e o curso “Letras Libras”, da Universidade Federal do Paraná, o material ainda traz histórias de vítimas da perseguição, sugestões de atividades para desenvolver em sala de aula e dicas de obras que abordam a temática. A iniciativa conta com o recurso de audiodescrição, realizado pela locutora e audiodescritora Raquel Carissimi.

Esta é a segunda vez que o Museu se debruça em um material de fôlego para narrar histórias de outros grupos vítimas do regime nazista. Em 2017, o “Nossa Luta: a perseguição aos negros durante o Holocausto”, transformado posteriormente em exposição itinerante, foi pioneiro em traçar paralelos entre a opressão nazista, os direitos humanos e a consciência negra no Brasil.

“Nada sobre nós sem nós – a perseguição às pessoas com deficiências durante o Holocausto”: acesse.

“Nossa Luta – a perseguição aos negros durante o Holocausto”: acesse.