Moeda antiga da revolta de Bar Kochba é encontrada perto do Monte do Templo

A Autoridade de Antiguidades de Israel anunciou a descoberta de uma moeda cunhada durante a revolta de Bar Kochba que foi desenterrada perto do Monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém.

A revolta de Bar Kochba, que durou três anos e meio, foi a última e sem dúvida a maior de várias revoltas judaicas contra governantes estrangeiros nos tempos antigos. Os rebeldes se prepararam com bastante antecedência e, de acordo com o historiador do século III Dio Cassius, legiões romanas foram trazidas de outros postos avançados do império para ajudar a reprimi-los.

Dio Cassius escreveu que cerca de 50 fortalezas judaicas e mais de 1.000 assentamentos foram destruídos, além de centenas de milhares de vidas judaicas perdidas. Os líderes rabínicos que apoiavam Bar Kochba foram executados, incluindo o estudioso Rabi Akiva, que havia renomeado Shimon Bar Coseba como Bar Kochba.

A moeda, encontrada no Parque Arqueológico William Davidson, próximo ao Muro das Lamentações, é ilustrada, de um lado, com um cacho de uvas e as palavras “Ano Dois da Libertação de Israel” e, de outro, com uma palmeira e a palavra “Jerusalém”.

Donald Tzvi Ariel, chefe do departamento de moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel, disse que das milhares de moedas encontradas na área da Cidade Velha, apenas quatro foram da época da revolta de Bar Kochba, embora muitas outras tenham sido descobertas em outros lugaresno país. A nova moeda foi a única daquela época encontrada em Jerusalém que leva o nome da cidade. Os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel Moran Hagbi e Joe Uziel avaliam que as moedas podem ter sido levadas a Jerusalém pelos legionários romanos que ajudaram a acabar com a revolta e as salvaram como lembranças, observando que as forças de Bar Kochba nunca foram capazes de penetrar nas antigas fronteiras da cidade.


Proteja sua família!
Conheça o NetVida, parceiro do ALEF News: acesse.