Módulo “Cultura Judaica na Cozinha” foi novidade do primeiro semestre no Eliezer Max

Uma das novidades da grade curricular do Eliezer Max em 2019 foram os Módulos de Cultura Judaica no Fundamental II e no Ensino Médio. Com o final do semestre letivo, vamos apresentar cada um dos módulos e seus temas e objetivos.

No primeiro semestre foram ofertados três módulos para Fundamental II – “Cultura Judaica na Cozinha”, “Sociedades Israelenses” e “Diálogos Judaicos” – e três para o Ensino Médio – “Tikun Olam” (conserto do mundo), “Israel e Dilemas” e “Judaísmo à Luz das Artes”.
Hoje vamos saber mais sobre o curso “Cultura Judaica na Cozinha”, conduzido pelo professor Felipe K Gorodovits.

A inauguração da Cozinha Experimental, no início do ano, permitiu que fosse criado esse módulo, que é um estudo sobre a trajetória do povo judeu pelo mundo através da gastronomia, colocando literalmente a mão na massa. “Esse curso trabalha a perspectiva da cultura judaica, principalmente diaspórica, através da culinária: por onde os judeus passaram, como eles ainda estão instalados pelo mundo e como em cada lugar eles foram absorvendo parte da cultura local”, explica Paulo Miragaya, coordenador de Cultura Judaica do Fundamental II e Ensino Médio.

O professor Felipe explica que um dos objetivos da disciplina é ensinar mais sobre a história judaica através das muitas culinárias judaicas, que não são apenas judaicas, pois têm origem nos locais por onde o povo judeu passou ao longo de milhares de anos. “Além de estudar o que se comia nestes lugares, falamos sobre o que se fazia, os costumes, as relações com os judeus. Com estas aulas conseguimos explorar uma faceta nova do judaísmo. Na escola, a gente conhece manifestações do judaísmo através da dança, da música, da literatura. Mas a culinária, apesar de estar muito presente em casa, nas famílias, principalmente nas festividades, não era tão próxima dos alunos. Também temos o objetivo de trabalhar a responsabilidade de lidar com coisas do dia a dia. Cozinhar é uma atividade importante e séria, e eles aprendem que tem que tomar uma série de cuidados: limpeza, cuidar do ambiente, lidar com o espaço, trabalhar em conjunto”, conta Felipe. Acesse nosso site para saber mais.