Ministério Público assina Acordo de Cooperação com a Confederação Israelita do Brasil para combater o discurso de ódio no Brasil

O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, e o secretário da instituição, Rony Vainzof, participaram da Sessão Plenária Ordinária, que contou com a presença do Procurador-Geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras, e de representantes do Ministério Público e da OAB, em que foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Nacional do Ministério Público e a CONIB para combater o discurso de ódio no Brasil.

Antônio Augusto Brandão de Aras destacou a importância da assinatura do acordo e citou a pesquisa que a CONIB fez em parceria com a FGV sobre como identificar o discurso de ódio. “A importância e a premente necessidade de celebrar este acordo contra o discurso de ódio e em favor da tolerância se justifica para evitar que barbáries como o Holocausto nunca mais se repitam”.

Lottenberg acrescentou. “Estamos muito preocupados com a politização de certos temas e sobre como a sociedade deve se defender, mas saio daqui me sentindo protegido e com a confiança de que podemos ter um País melhor e cada vez mais includente”.

Rony Vainzof destacou as diferenças entre liberdade de expressão e discurso de ódio e citou a pesquisa da socióloga Adriana Dias, que revelou a existência de 530 núcleos extremistas no Brasil. “Por isso esse acordo prevendo medidas preventivas e de educação é tão relevante não apenas para a comunidade judaica, mas para todas as vítimas de preconceito”.

FOTO: Claudio Lottenberg, Rony Vainzof e Augusto Aras

Crédito: Sergio Almeida, Conselho Nacional do Ministério Público

Mais imagens do evento: acesse.