Milhares de judeus da diáspora participarão da cerimônia virtual de Yom HaZikaron do Masa Israel Journey

Ao lado de líderes do governo israelense e da comunidade judaica, o Masa Israel Journey homenageará os soldados das Forças de Defesa (IDF) e as vítimas do terrorismo no país e em todas as comunidades judaicas globais, com ênfase especial em soldados solitários que caíram e imigrantes que foram mortos.

A 14ª Cerimônia Anual de Yom HaZikaron ocorrerá no dia 03 de maio, às 14h (Brasil), e será transmitida ao vivo nas páginas do Facebook e Instagram de Masa.

A cada ano, mais de 12.000 participantes do Masa embarcam em programas imersivos e de longo prazo em Israel para avançar em suas jornadas pessoais e profissionais. Eles costumam descrever a cerimônia de Yom Hazikaron do Masa como um dos momentos mais significativos de suas experiências.

A cerimônia é a maior de Yom HaZikaron transmitida em língua inglesa com uma audiência global. O programa retorna ao seu formato presencial este ano. O tema será “Estas são as nossas histórias” em reconhecimento aos soldados mortos de Israel e vítimas do terror em Israel e nas comunidades judaicas fora de Israel que deixaram um legado de valores, identidade e sacrifício. Ao longo da cerimônia, as histórias dos falecidos serão compartilhadas juntamente com documentários em vídeo e outras apresentações multimídia criadas especificamente para a cerimônia.

O evento deste ano compartilhará as histórias de:
Elijah (Eli) Kay z”l, um ex-soldado solitário sul-africano que foi assassinado por um terrorista em Jerusalém logo após ser libertado do IDF; Dan Uzan z”l, um guarda de segurança que foi morto enquanto defendia uma sinagoga em Copenhague; Sargento David Solomonov z”l, um franco-atirador dos Estados Unidos que caiu perto da fronteira libanesa defendendo seus companheiros; Amichai & Barak Itkis z”l, irmãos da Cidade do México que caíram durante cumprimento do dever Ilona, Hanukkah z”l, um mecânico IDF da Rússia que foi assassinado por terroristas,Marla Bennett z”l, uma estudante dos Estados Unidos que foi assassinada em um ataque terrorista na Universidade Hebraica em Jerusalém, Jordan Ben Simon z”l, um soldado solitário da França que caiu durante a Operação Margem Protetora.

As famílias e amigos dos mortos comparecerão e participarão da cerimônia, mantendo vivas as memórias de seus entes queridos. O irmão z’l de Elijah Kay, Chanan Kay, acenderá uma tocha de uniforme para homenagear seu irmão e o pai z’l de David Solomonov, Mordechai Solomonov, dirá o kadish na cerimônia. Contra o pano de fundo das bandeiras internacionais que representam as comunidades judaicas em todo o mundo, membros da comunidade global do Masa e líderes judeus globais colocarão coroas memoriais e acenderão velas para homenagear todos os soldados mortos de Israel e vítimas do terror.

“A Cerimônia do Yom HaZikaron deste ano ocorre em um momento de tragédia e resiliência para Israel e a comunidade judaica global”, disse o CEO da Masa, Ofer Gutman. “Durante tempos como esses, nos consolamos por poder finalmente nos reunir com nossa comunidade durante este memorial sincero que demonstrará a conexão do mundo judaico por meio de nossas histórias compartilhadas. Somos um só povo, e nossa força vem de nossa unidade.”

SOBRE A MASA ISRAEL JOURNEY
A Masa Israel Journey é a maior experiência educacional imersiva e de longo prazo para jovens adultos de 16 a 35 anos. Em seus programas que variam de dois meses a um ano, Masa oferece uma jornada autêntica, não mediada e desafiadora na sociedade, cultura, política e história israelenses – e atua como o maior canal para a diáspora judaica acessar os melhores negócios israelenses, empresas e instituições acadêmicas. Desde sua fundação em 2004 pelo Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel e pela Agência Judaica, o Masa atendeu mais de 170.000 jovens de mais de 60 países.