Marcelo Knobel é empossado como presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas

O reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, tomou posse como presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). O mandato tem duração de um ano.
O Cruesp é constituído pelos reitores da USP, Unicamp e Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Educação. De acordo com o decreto de sua criação, o conselho tem como principais objetivos fortalecer a interação entre as universidades, propor possíveis formas de ação conjunta, reunir esforços para o desenvolvimento das instituições, assessorar o governador em assuntos do ensino superior, analisar e propor soluções para as questões relacionadas com ensino e pesquisa nas universidades estaduais.

Marcelo Knobel assumiu a reitoria da Unicamp em abril de 2017. Professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, realiza pesquisas na área de magnetismo e materiais magnéticos e dedica-se também à divulgação da ciência e da tecnologia, percepção pública da ciência e à educação superior.

Coordenou o Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade e foi o diretor executivo do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Foi membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Área de Física da FAPESP.
Knobel também foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, de 2010 a 2016, e pró-reitor de Graduação da Unicamp (2009-2013), quando implantou o Programa Interdisciplinar de Educação Superior. Mais informações: acesse.