Lojas Renner e Hospital Israelita Albert Einstein lançam plataforma colaborativa “Inovação do Bem”

Com o objetivo de contribuir no enfrentamento da pandemia da Covid-19, as Lojas Renner e a Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, lançaram a plataforma Inovação do Bem (https://inovacaodobem.com). A plataforma pretende auxiliar instituições de saúde de todo o país na busca por parceiros no setor de confecção para suprir a alta demanda de equipamentos destinados aos profissionais que lutam contra a doença.

Fabio Faccio, diretor presidente da Lojas Renner, destaca: “Existe a necessidade de aumentar significativamente a produção de itens de proteção individual para as equipes médicas que estão na linha de frente do combate à Covid-19. No mundo inteiro, os hospitais têm encontrado dificuldades para obter estes itens e muitas vezes, quando conseguem, os custos são elevados. Usamos a nossa expertise no varejo de moda para alavancar a produção desses materiais através desta plataforma de colaboração, que está a serviço de um propósito maior: salvar vidas ajudando a proteger os profissionais de saúde que têm uma atuação essencial e heroica neste momento”.

Claudia Laselva, diretora da Unidade Hospitalar Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein, explica: “Combater a pandemia da Covid-19 implica uma assertiva gestão de recursos pelos líderes da saúde que vêm sendo desafiados diariamente em virtude da escassez de recursos. A necessidade de recursos materiais é enorme, mas é certo que o recurso mais importante nesse momento é o profissional de saúde. Garantir EPIs com custos acessíveis é uma prioridade, como máscaras, óculos, luvas e aventais, dentre outros. Precisamos garantir a saúde de quem cuida”, afirma

A plataforma “Inovação do Bem” é uma rede aberta, na qual hospitais podem fazer um cadastro, especificando suas necessidades mais urgentes, e encontrar empresas aptas e disponíveis para confeccionar os materiais e uniformes em acordo com as orientações técnicas dos órgãos competentes, em todas as regiões do Brasil.

A iniciativa também se propõe a servir como um hub de conteúdo qualificado a respeito do assunto. Nesse sentido, vai compartilhar informações atualizadas sobre prevenção e cuidados referentes à Covid-19, com curadoria do time do Einstein. Além disso, disponibilizará os desenhos e a ficha técnica dos moldes de máscaras e aventais desenvolvidos pela Renner em parceria com seus fornecedores, em linha com os requisitos de proteção dos órgãos de saúde, para que empresas ou empreendedores que tenham interesse possam passar a fabricá-los.

Entendendo o importante papel desempenhado pela inovação no enfrentamento da crise gerada pela Covid-19, a plataforma ainda está organizando um desafio para impulsionar o surgimento de soluções relacionadas à produção de máscaras de proteção para equipes médicas. A intenção é encontrar alternativas de novos materiais e modelos que sejam de fácil utilização, seguros e confortáveis por longos períodos de uso.

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode inscrever sua proposta no site https://inovacaodobem.com/desafio/. Os projetos serão avaliados tendo como critério a viabilidade técnica e econômica, e os três finalistas apresentarão suas ideias, virtualmente, para uma banca formada por especialistas de ambas as empresas. O vencedor ganhará um prêmio de R$ 5 mil em dinheiro mais R$ 1 mil em compras nas lojas da Renner.