Leticia Binenbojm e Babi Wrobel lançam o livro “Chagall – a invenção do artista”

A advogada Leticia Binenbojm é a autora e Babi Wrobel a ilustradora do livro “Chagall – a invenção do artista”, sobre a jornada de sonhos e superação de Marc Chagall. A obra, destinada a crianças e jovens, será lançada no dia 08 de setembro, na Bienal do Livro; e no dia 15 de setembro, na Livraria da Travessa (Shopping Leblon).

Nascido em uma família judia na distante Bielorrússia, no Leste Europeu, Moishe Shagalov se tornaria Marc Chagall, um dos maiores artistas do século XX. A infância simples na pequena cidade Vitebsk inspirou a sua imaginação e as suas pinturas, com moinhos, violinistas, igrejas, sinagogas, feiras, casinhas, casamentos e funerais.

Com uma narrativa acessível e envolvente, a escritora Leticia Binenbojm constrói uma breve biografia ilustrada em suas diferentes fases de vida ao explorar a perspectiva de familiares e amigos, além do próprio Chagall. O livro inspira o jovem leitor a navegar pela incrível jornada do pintor que atravessou o século XX e viveu até os 98 anos, perseguindo o sonho de fazer aquilo que mais amava e se reerguendo inúmeras vezes de situações extremas, como a pobreza, a perseguição religiosa e a guerra.

Memórias do cotidiano da família na cidade natal são intercaladas com cenas da vida religiosa em comunidade, da descoberta da paixão pela pintura e das aventuras pelas principais capitais da arte na Europa e nos Estados Unidos, onde encontrou exílio e fama.

Os momentos mais importantes da vida do artista estão retratados nas delicadas ilustrações de Babi Wrobel, que mesclam fatos históricos com referências diretas às obras surrealistas de Chagall, despertando a fantasia e contribuindo para a formação visual e artística dos leitores.

“Chagall – a invenção do artista” desperta a curiosidade sobre a vida do pintor ao mesmo tempo que discute temas importantes para a juventude, como a reflexão sobre a identidade, a busca e perseverança por um sonho e a valorização dos direitos humanos universais.