“Judeus no Brasil: História e historiografia – Ensaios em homenagem a Nachman Falbel” registra a vida judaica no Brasil

O livro “Judeus no Brasil: História e historiografia – Ensaios em homenagem a Nachman Falbel”, editado pela Garamond, já está disponível no mercado para os que tem interesse por história, são profissionais da área ou simplesmente fãs do professor Falbel ou da mais de uma dezena de especialistas, muitos ex-alunos, pares, e amigos, que assinam seus capítulos.

O livro é organizado por Anat Falbel, Avraham Milgram e Fabio Koifman, que assinam artigos e o prefácio. A obra, que conta também com depoimento de Celso Lafer, reúne artigos que refletem as múltiplas vertentes do universo intelectual de Falbel, que vai dos cristãos novos no período colonial à colonização agrícola dos inícios do período republicano, do governo Vargas à multifacetada comunidade judaica de nossos dias. Por seus capítulos, o livro oferece um importante registro compilado da presença judaica no Brasil.

Aos 89 anos, Falbel continua ativo. Faz pesquisas e é um entusiasmado com as facilidades tecnológicas. “Eu passei a vida viajando. Como medievalista, minhas fontes estavam na Europa e eu aproveitava e esticava até a biblioteca de Jerusalém. Era caro e cansativo. E hoje você pode ler em sites livros de bibliotecas que tenham sido digitalizados. Antes tínhamos que comprar livros. Era muito dispendioso. Posso dizer que a Amazon foi muito importante na minha vida”, finalizou.

Fonte: Conib