Judeus com deficiência participam de propaganda de empresa canadense

Dois judeus de Toronto, Danny Laszlo, de 33 anos, e Daniel Propper, com 39 anos, que têm deficiências, participaram da campanha “Nice Together” da coleção de inverno para a marca canadense Roots que foca na diversidade, inclusão e união.

James Connell, diretor de marketing da empresa, explica: “Estamos apresentando mais de 50 amigos e clientes da Roots e os vínculos que os mantêm conectados. Embora cada pessoa na história da campanha seja única, o ponto comum é que todas são pessoas melhores e mais fortes por causa do apoio de quem os cercam e, como resultado, ajudam a construir uma comunidade mais forte e mais conectada. Para nós, os melhores momentos dos feriados de final de ano ocorrem quando amigos, famílias e comunidades se reúnem. Achamos que essa mensagem pode ser um ótimo lembrete de que o mundo é um lugar melhor quando nos conectamos com outras pessoas e estamos juntos”.

Danny e Daniel se conheceram através da DANI: Developing and Nurturing Independence, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2006. Seu objetivo é criar oportunidades para adultos com 21 anos ou mais com deficiências físicas e/ou cognitivas para participar de eventos como membros valiosos da comunidade e desfrutar uma qualidade de vida significativa e digna. A DANI foi fundada e é dirigida por pais judeus, e envolve educação judaica e a observância de leis alimentares kosher, Shabat e feriados judaicos.

A mãe de Laszlo, Kathy Laszlo, que aparece com o filho em algumas das imagens do “Nice Together”, é co-fundadora e diretora da DANI. Ela disse que a organização, que começou com um punhado de participantes, cresceu nos últimos 13 anos para atender agora 120 famílias. A maioria dos clientes da DANI, atualmente com 20 e 30 anos, é judia.

A DANI oferece três tipos de programas: diurno, emprego apoiado e recreativo. As atividades incluem arte, teatro, alfabetização de adultos e ensino judaico e da língua hebraica. Alguns trabalham em empresas da comunidade de Toronto. Outros trabalham na DANI em suas unidades sociais, que ajudam a gerar receita para apoiar a programação da organização. As sete empresas sociais, que oferecem treinamento vocacional, variam de um café a um centro de eventos e do cultivo de verduras para vendas, além de empregos em restaurantes.