Israel vai desenvolver o seu primeiro computador quântico

A Autoridade de Inovação de Israel e o Ministério da Defesa de Israel investirão cerca de US$ 62,2 milhões no desenvolvimento do primeiro computador quântico do país. De acordo com as entidades, a capacidade computacional quântica estabelecerá as bases tecnológicas para um ecossistema israelense que liderará futuros desenvolvimentos em segurança, economia, tecnologia, engenharia e ciência.

“A computação quântica, em todos os níveis, está mostrando sinais de ser um importante componente futuro da segurança do estado e sua superioridade tecnológica”, explicou Danny Gold, chefe da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa do ministério. “Iniciar este processo no âmbito do programa nacional constitui um passo significativo para alcançar a independência de Israel nesta área”.

Os computadores quânticos, embora não sejam substitutos dos computadores clássicos, prometem processar em segundos grandes quantidades de dados que as máquinas convencionais mais poderosas levariam horas ou dias para processar. Espera-se que sejam especialmente poderosos na resolução de problemas pendentes em química, física e outras áreas, realizando rapidamente simulações, otimizações e tarefas de aprendizado de máquina. Eles operariam milhões de vezes mais rápido que os atuais supercomputadores avançados, permitindo tarefas como o mapeamento de estruturas moleculares complexas e reações químicas.

Fonte: The Algemeiner