Israel reconstitui segmento ósseo em implante de titânio impresso em uma impressora 3D



Pela primeira vez, um segmento ósseo foi reconstruído em um implante de titânio impresso em uma impressora 3D. O implante foi colocado em um paciente de 70 anos, após o diagnóstico de um tumor maligno da escápula. O uso de impressão 3D permitiu aos médicos cortar a área do tumor e garantir que a articulação do ombro ficasse preservada.

O tumor do osso do ombro fez com que os médicos enfrentassem uma situação problemática, já que a pressão extensiva nessa área cria uma séria incapacidade funcional devido a danos na articulação do ombro. Como resultado, foi decidido imprimir em 3D um implante de titânio personalizado para o paciente.

“Esta técnica de implante personalizado é um avanço em oncologia”, comemorou o professor Bickels, diretor da Unidade de Oncologia Ortopédica do Hospital Hillel Yaffe, em Israel. “Tivemos que encontrar uma solução sofisticada para remover o tumor e preservar a capacidade funcional do paciente”. O uso de um implante personalizado permite extensa ressecção do tumor e preserva a articulação do ombro.

A técnica de implantação é realizada utilizando software especializado com base em exames de imagem como a tomografia computadorizada e ressonância magnética para criar um modelo tridimensional do tumor e o órgão em que se encontra localizado, e planejar a dissecção e a estrutura do implante para restaurar o tecido perdido após a remoção do tumor.

Fonte: Bras-il