Israel promove eventos sobre tecnologias inovadoras para o transporte

Sem nenhuma fábrica de automóveis, Israel pode parecer um lugar improvável para inovação automotiva. Mas a Nação das Startups tem surpreendido a todos com uma gama de soluções inovadoras para veículos autonômos, mobilidade, eletrificação, conectividade, dados e inteligência artificial.

Há um mês, empreendedores, investidores, membros da academia, oficiais do governo e executivos da indústria – incluindo Bill Ford, chairman da Ford Motor Company – confraternizaram, apresentaram suas últimas tecnologias e discutiram oportunidades e desafios do transporte no “EcoMotion”, evento da comunidade de transporte inteligente que atraiu 4000 participantes e 130 startups para Tel Aviv.

Lar de mais de 600 startups de veículos inteligentes, Israel acelerou a inovação automotiva e em transportes graças a uma combinação de pesquisa e desenvolvimento de alta qualidade, conhecimento em áreas relevantes (como big data, inteligência artificial, cibersegurança, visão computacional e energia alternativa) e um ecossistema de inovação robusto, apoiado por líderes globais e por iniciativas de agentes públicos como o Ministério do Transporte e a Autoridade de Inovação de Israel.

Muitas das empresas a emergir deste ecossistema tornaram-se conhecidas graças as suas aquisições e entradas no mercado global. A Intel adquiriu a startup de visão computacional Mobileye por $15.3 bilhões em 2017, enquanto a Moovit, plataforma pública de mobilidade fundada em 2012, atraiu investimentos da Intel, BMW, Sound Ventures (do ator Ashton Kutcher), entre outros. Além disso, líderes da indústria como Daimler AG e General Motors estabeleceram operações de P&D no país.

Startups participantes do EcoMotion ofereceram aos participantes uma ideia de quais serão as próximas. Abaixo, algumas delas:

Next Future Transportation – Você já ouviu falar em Mobilidade Urbana Aérea? Acha que carros voadores são pura ficcção científica? É aí que você se engana! A empresa NFT (Next Future Transportation) surpreendeu os participantes da EcoMotion com sua apresentação do Aska, veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical da companhia. Os co-fundadores da empresa, Guy e Maki Kaplinsky, pretendem iniciar voos de teste em 2020.

TriEye – As poderosas câmeras de infravermelho de ondas curtas da empresa TriEye prometem superar os desafios de visibilidade que veículos autonomos e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) enfrentam ao navegar em condições climáticas adversas. A empresa fechou recentemente uma rodada de investimentos de $17 milhões liderada pela Intel Capital, e suas câmeras SWIR estão previstas para serem comercializadas no início de 2020.

Waycare – Soluções de transporte inteligente só podem fazer jus ao nome se estiverem operando em um ecossistema de mobilidade inteligente – e é aí que a Waycare entra. Fundada em 2016, a empresa desenvolveu uma plataforma de gerenciamento de tráfico utilizando dados em tempo real e histórico de diversas fontes como agências públicas, plataformas de carros conectados, telemetria em veículos, feeds de câmeras, sensores, aplicativos de navegação e mais. Oficiais de trânsito de Nevada, nos Estados Unidos, implantaram a plataforma para otimizar o gerenciamento de trânsito, resultando em uma redução de 17% no número de acidentes.

Deseja conhecer mais tecnologias inovadoras para o transporte? Participe do “Smart Mobility Summit”, evento que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro, em Tel Aviv, visando o diálogo sobre o progresso tecnológico na área de transportes, tecnologias de ponta, desafios do setor e modelos de negócios futuros. Informações: e-mail e (11) 3095-3111.