Israel faz parcerias para desenvolver navios militares e comerciais não tripulados

Fabricantes de armas estatais israelenses e dos Emirados assinaram um acordo estratégico para projetar, em conjunto, embarcações não tripuladas capazes de realizar guerra anti-submarina.

O conglomerado de defesa EDGE dos Emirados Árabes Unidos e a Israel Aerospace Industries (IAI) anunciaram a parceria no Dubai Airshow. Em um comunicado conjunto, as empresas disseram que projetariam as embarcações de serviço não tripuladas avançadas “170 M”, que poderiam ser usadas tanto para fins militares quanto comerciais.

Os navios seriam capazes de operar de forma semi e totalmente autônoma e realizar missões, incluindo detecção de submarinos. “Esses desenvolvimentos vão abrir muitas portas para nós nos mercados locais e globais, militares e comerciais”, explicou o presidente-executivo da EDGE, Faisal Al Bannai. O produto também pode ser usado para inteligência, vigilância, reconhecimento, detecção e varredura de minas e como plataforma de implantação para certos tipos de aeronaves.

Comercialmente, ele poderia ser customizado para exploração de petróleo e gás, entre várias outras capacidades. A construção naval de Abu Dhabi (ADSB) projetará a plataforma e integrará os sistemas de controle e a carga útil, enquanto o IAI desenvolverá o sistema de controle autônomo e integrará as cargas úteis a ele.

Fonte: Economic Times