Instituto Weizmann abre processo seletivo para bolsa de pós-doutorado para brasileiros

Está aberto o processo seletivo para bolsa integral de pós-doutorado “The Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowships” para brasileiros no Instituto Weizmann de Ciências de Israel, considerada uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de julho de 2022.

O edital prevê a seleção de projetos nas áreas de Ciências da Vida e da Saúde, ou com interfaces em Matemática, Física, Química e Biologia com as Ciências da Vida e da Saúde, e que atendam aos requisitos acadêmicos do Instituto Weizmann de Ciências.

Os selecionados terão a oportunidade de adquirir treinamento avançado ao longo de três anos no Instituto Weizmann de Ciências, e participarão de atividades científicas conjuntas entre o Instituto Weizmann de Ciências e o IDOR, visando estimular sinergias e colaborações sempre que possível.

São requisitos:

  • Cidadania ou residência brasileira.
  • Excelência acadêmica comprovada.
  • Doutorado ou MD de uma instituição de ensino superior credenciada (obtido não mais de 4 anos antes da data de inscrição para esta bolsa); ou uma confirmação de tal instituição de cumprimento dos requisitos de doutorado, incluindo a apresentação de uma tese.
  • Bolsistas brasileiros de pós-doutorado que estão atualmente no Instituto Weizmann também podem se inscrever.
  • Declaração por escrito sobre os planos de carreira para o futuro e como planeja apoiar o desenvolvimento de comunidades científicas e infraestrutura no Brasil após a conclusão do treinamento no Instituto Weizmann.
  • Plano de pesquisa em Ciências da Vida e da Saúde, ou em suas interfaces em Matemática, Física, Química e Biologia.

Após a conclusão do programa, os Fellows estarão especialmente capacitados a retornar ao Brasil e desenvolver suas carreiras científicas no IDOR ou em outras instituições, fortalecendo a ciência de alta qualidade no País. O IDOR planeja oferecer aos pesquisadores, em seu retorno, apoio financeiro e logístico para estruturarem seus grupos de pesquisa nas suas instalações, assim como apoiar viagens internacionais e organizar simpósios para cultivar as relações científicas construídas no exterior.

O programa “Weizmann / IDOR Pioneer Science Fellows” integra a iniciativa Ciência Pioneira, lançado em 2021 com apoio filantrópico da família Moll, e que visa a internacionalização da ciência brasileira por meio da criação e do fortalecimento de parcerias com instituições internacionais de ponta, criando novas oportunidades para enviar pesquisadores brasileiros para o exterior e para receber cientistas estrangeiros. O investimento em pesquisadores que buscam atuar em áreas de fronteira da Ciência e a valorização do trabalho do cientista no Brasil com ênfase na construção e transferência de conhecimento é o grande diferencial do projeto.

Fundado em 2010, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o avanço científico, qualificação, disseminação do saber e a inovação na área de saúde.

O Instituto Weizmann de Ciências é um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, contando com mais de 3.000 cientistas, técnicos de laboratórios e estudantes. O campus em Rehovot cobre uma área de 1,1 km2, contém mais de 100 edifícios, 60 centros multidisciplinares, 280 grupos de pesquisa com mais de 3.000 cientistas, 470 fellows de pós-doutorado e 1.600 alunos. Há mais de 70 anos reúne esforços que incluem a busca por novas formas de combater doenças e proteger o meio ambiente.

Mais informações: acesse.