Inédito: estudo franco-israelense identifica neurônios responsáveis pelo reconhecimento de rostos



Um estudo realizado por pesquisadores israelenses e franceses conseguiu identificar, pela primeira vez, neurônios no córtex visual humano capazes de reconhecer rostos. Essas células do cérebro foram descobertas durante estudo sobre um paciente com epilepsia.

De acordo com o pesquisador Vadim Axelrod, da Universidade Bar-Ilan, a pesquisa “é um passo importante para entender melhor o mecanismo de como um rosto é processado no cérebro humano. Reconhecer rostos é fundamental para a cognição dos seres humanos. Toda a nossa interação social é baseada em nossa capacidade de processar rostos e suas diferenças: ela nos permite reconhecer pessoas que conhecemos mesmo quando não as vemos há muito tempo, identificar celebridades, expressar nossos sentimentos, discernir confiança etc”.

Axelrod trabalhou em colaboração com uma equipe do Institut du Cerveau et de la Moelle Épinière e do Hospital Pitié-Salpêtrière em Paris. O estudo foi publicado na edição da “Neurology”, a revista médica da American Academy of Neurology.