Habilidades e conhecimentos relevantes no “Makerspace” do Eliezer Max

A Escola Eliezer Max acredita que não basta apenas ter um espaço maker. É preciso usá-lo cada vez mais integrado a todas as disciplinas para a construção de habilidades e conhecimentos relevantes. Conheça agora algumas das aulas realizadas no ‘Makerspace’ nestas primeiras semanas de aula de 2019.

4º ano – Transportes e propulsão: atividade prática em que cada aluno montou um arco e flecha usando palitos de sorvete, elásticos e cola.

5º ano – Possibilidades estruturais com papel e papelão: cada um fez um desenho bidimensional para então montá-lo usando encaixes do próprio papel e torná-lo tridimensional.

6º ano – Condutividade: trabalho com o Makey Makey, equipamento eletrônico que permite que partes do corpo ou objetos, ao serem tocados, funcionem como teclas do teclado. Os alunos formaram uma “banda” em que os colegas eram os próprios instrumentos.

7º ano – Conceitos de máquinas simples e de alavanca: desafio de montar um trebuchet miniatura com palitos, arame, cola quente e barbante. O trebuchet tem o funcionamento parecido com uma catapulta.