A Auschwitz Pledge Foundation lançou o programa “The Indifference Challenge” que recompensará projetos que combatem o racismo, o antissemitismo e a discriminação. De acordo com Piotr Cywinski, presidente do Museu Auschwitz-Birkenau e da Fundação Auschwitz Pledge, “o que culminou no Holocausto começou com formas aparentemente imperceptíveis de discriminação. Os espectadores facilitam a discriminação e é exatamente isso que o ódio precisa para crescer. O sistema educacional, o ambiente da mídia e a cultura popular falham em ensinar sobre os perigos da indiferença à discriminação casual. Queremos mudar isso”.
O Indifference Challenge oferece doações de até US$ 33.800 para projetos de “combate à indiferença” ao racismo, antissemitismo e misoginia, bem como à discriminação contra migrantes e pessoas LGBTQ.
Auschwitz-Birkenau tornou-se um símbolo do genocídio da Alemanha nazista de seis milhões de judeus europeus, um milhão dos quais morreram no campo entre 1940 e 1945, juntamente com mais de 100.000 não-judeus.
O relatório anual da Organização Sionista Mundial e da Agência Judaica mostrou que 2021 foi o pior ano da última década para incidentes antissemitas. Fonte: The Times of Israel