Físico Marcelo Gleiser é convidado de live do hackathon “International Space Apps Challenge”, da NASA

O evento ocorrerá no dia 30 de setembro, às 19h. Marcelo Gleiser foi o primeiro latino-americano a ser contemplado com o “Prêmio Templeton”. Pesquisador e professor da Faculdade de Dartmouth/EUA, já foi agraciado com o “Prêmio Jabuti” e é membro da American Physical Society e da Academia Brasileira de Filosofia.

O hackathon “International Space Apps Challenge”, promovido de forma online e gratuita pela NASA, ocorrerá entre os dias 02 e 04 de outubro. A última edição, realizada em maio, contou com 15.000 participantes de mais de 150 países.

Este ano o evento será totalmente online e gratuito. Em um sprint de 48 horas, utilizando ferramentas colaborativas, as equipes vão trabalhar para encontrar soluções para desafios propostos através da criação de jogos, aplicativos, vídeos, peças artísticas, plataformas etc. No final, há uma apresentação (pitch deck) e um vídeo de 30 segundos (em inglês).

O ganhador concorrerá com os demais projetos mundiais, quando jurados da NASA vão escolher as 6 melhores soluções para o planeta.

Em 2019, um grupo brasileiro foi um destes vencedores globais!

Os selecionados serão convidados a assistir, de camarote, a um super lançamento espacial no Cabo Canaveral!