Fernando Lottenberg será homenageado pela cidade de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou proposta de autoria do vereador Daniel Annenberg para homenagear com a “Medalha Anchieta” e “Diploma de Gratidão” da cidade o advogado Fernando Lottenberg, ex-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e atual presidente do Conselho Consultivo da instituição, por “atividades com significativo valor para a comunidade e para a cidade”.

A Sessão Solene para entrega da honraria acontecerá no dia 22 de março de 2022, às 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Bacharel em Direito, Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito e Doutor em Direito Internacional Público pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Fernando Lottenberg é também o primeiro comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para monitoramento e combate ao antissemitismo.

Além da reconhecida trajetória profissional, Lottenberg vem desenvolvendo atividades importantes para a comunidade e para a cidade de São Paulo. Foi Diretor-Financeiro da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas da Comissão Fulbright de 1999 a 2009; Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM) de 2010 a 2014; Presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) de 2014 a 2020 e Vice-Presidente do Congresso Judaico Latino-Americano e do Congresso Judaico Mundial de 2014 a 2020. É Conselheiro do Hospital Israelita Albert Einstein e integrante de seu Comitê de Pessoas, desde 2001 e 2014, respectivamente; Conselheiro do Museu Lasar Segall desde 2010; Conselheiro do Movimento de Defesa de Advocacia (MDA) desde 2017; Conselheiro da Fundação Fernando Henrique Cardoso desde 2018; e Membro do Conselho Gestor de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo desde 2019.

“Uma honra homenagear Fernando Lottenberg. Além da reconhecida trajetória profissional, ele vem desenvolvendo atividades com significativo valor para a comunidade judaica e para a cidade. Homenagem mais que merecida”, enfatizou o vereador Daniel Annenberg.

“Muito honrado. Foi aqui que meus avós chegaram e nossa família se desenvolveu, meus pais foram a primeira geração nascida aqui. Também sou nativo da capital, onde estudei e me formei. O reconhecimento da representação política da maior cidade do Brasil tem um peso relevante e continuarei a procurar fazer por merecer esta homenagem”, destacou Fernando Lottenberg.