Faixa adaptada de slogan nazista causa polêmica no jogo Coritiba x Flamengo

No jogo entre Coritiba x Flamengo, uma faixa no Couto Pereira chamou atenção com os dizeres “Coritiba Uber Alles”. Ela virou polêmica nas redes sociais por ser próxima de “Deutschlandüberalles”, (“Alemanha acima de tudo”), frase do hino nacional alemão e que ficou marcada por sua utilização como slogan do período nazista na Alemanha.

“Deutschlandüberalles” é o primeiro verso da canção nacionalista Das Lied der Deutschen (A canção dos alemães), composta em 1841, que foi incorporada como hino nacional alemão. Anos depois, o nazismo se apropriou da frase utilizando a primeira estrofe da canção e emendando os versos do hino do partido, além da saudação nazista.

A estrofe que contém “Deutschlandüberalles” é proibida por lei na Alemanha de ser cantada pela sua associação ao regime nazista. Segundo reportagem da Deutsche Welle, após a reunificação do país em 1990, uma lei definiu que o hino deve ser cantado a partir de sua terceira estrofe.

A faixa pertence à torcida organizada “Curva 1909”. Segundo o seu presidente Gustavo Mantagute de Souza, ela foi feita sem nenhuma identificação política ou ideológica.

A apologia ao nazismo é crime no Brasil. O parágrafo 1º do artigo 20 da Lei 7.716/1989 prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.