Exposição on-line homenageia Anne Frank com imagens em 360° sobre sua infância e adolescência



Se ainda estivesse viva, Anne Frank teria comemorado 90 anos no dia 12 de junho. Para homenageá-la, a Google Arts & Culture está realizando uma exposição sobre as histórias menos conhecidas da família Frank. O trabalho é totalmente gratuito e online e conta com documentos, fotos, vídeos e imagens em 360° para explicar sobre infância, adolescência e família de Anne em Amsterdã antes e durante a ocupação nazista a partir de 1940 — lá está também o famoso diário da jovem.

A mostra também conta com documentos raros e valiosos da vida de Anne, como o único vídeo gravado durante o casamento de um vizinho e a única foto com seus familiares. A narrativa do projeto também aborda questões como a vida escolar de Frank, o começo da ocupação alemã em Amsterdã com a repressão contra judeus e o destino de diversos membros da família Frank, que foram enviados para campos de concentração e extermínio.

Pela primeira vez, você poderá conhecer todos os cômodos da casa Merwedeplein 37-2 através de imagens do Google Street View em 360°. O imóvel foi transformado para parecer sua versão original de 1930 e você pode também observar o quarto que Anne dividia com sua irmã Margot.

A construção hoje é propriedade da Fundação Holandesa de Literatura desde 2005 e funciona como um abrigo para escritores estrangeiros que não possuem liberdade para trabalhar em seus países. “Aqui a tolerância e liberdade de expressão têm espaço para respirar”, afirmou Ronald Leopold, diretor geral da fundação Anne Frank.