Estudantes israelenses vencem “Campeonato Europeu de Debates”

Os estudantes israelenses Tamar Ben Meir e Hadar Goldberg, que representaram a Universidade de Tel Aviv venceram o a competição internacional que ocorreu na Croácia com a participação de mais de 450 alunos de 60 das melhores universidades da Europa.

O debate ocorreu no estilo do Parlamento Britânico, que envolve quatro grupos de dois participantes cada (um orador de abertura e um orador de encerramento) que são instruídos a tomar uma posição específica sobre um tópico específico sem tempo para pesquisa e poucos minutos para se preparar. Dois dos grupos representam o governo – o lado do debate a favor da moção – e dois grupos são da oposição.

Cada orador tem sete minutos para fazer sua reivindicação e tentar rebater as observações de seu oponente. Os grupos são então classificados por um painel de juízes entre o primeiro e o quarto lugar e avançam na competição. A discussão proposta foi:

“Você é um ateu que vive em um país com um grau significativo, mas não extremo, de religiosidade. Existe uma única pílula que, se tomada, fará com que você acredite genuinamente e sinceramente na religião majoritária. A moção é: esta casa vai tomar a pílula”.

Fonte: The Jerusalem Post