Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e do Instituto de Pesquisas Biológicas de Israel desenvolveu uma vacina baseada em mRNA que é 100% eficaz contra um tipo de bactéria letal para humanos.
De acordo com os especialistas, a nova tecnologia pode permitir o rápido desenvolvimento de vacinas eficazes para doenças bacterianas, incluindo aquelas causadas por bactérias resistentes a antibióticos.
O estudo foi liderado por Edo Kon, da Universidade de Tel Aviv, que explicou: “Até agora, as vacinas de mRNA, como as vacinas COVID-19 familiares a todos nós, foram considerados eficazes contra vírus, mas não contra bactérias. A grande vantagem dessas vacinas, além de sua eficácia, é a capacidade de desenvolvê-las muito rapidamente: uma vez que a sequência genética do vírus SARS-CoV2 (COVID-19) foi publicada, demorou apenas 63 dias para iniciar o primeiro ensaio clínico. No entanto, até agora os cientistas acreditavam que as vacinas de mRNA contra as bactérias eram biologicamente inviáveis. Em nosso estudo provamos que é de fato possível desenvolvê-las”.
Fonte: GPO