Empresário brasileiro se inspira no modelo israelense para criar negócio presente em 156 países

A decisão de criar uma empresa global surgiu de uma provocação feita por um executivo israelense durante um jantar em Tel Aviv, em 2014. “Ele me perguntou qual era a empresa brasileira líder global em seu segmento e eu não soube responder”, lembra o curitibano Alessio Alionço, fundador da Pipefy – uma plataforma de gestão de processos que ajuda a reduzir as ineficiências das empresas no dia-a-dia.

Alionço conta que saiu do jantar com outra forma de pensar sobre os negócios. “Para ele, os brasileiros focam no país achando que é um mercado grande e seguro, mas enquanto isso o mundo anda muito mais rápido e a competição não respeita mais fronteiras. A partir daquela noite ficou claro para mim que meu próximo negócio seria global desde o primeiro dia de funcionamento”.

Com uma equipe de três pessoas, incluindo Alionço, a plataforma ficou pronta em abril de 2015, depois de quase um ano de desenvolvimento. Hoje, a Pipefy está presente em 156 países, já recebeu US$ 65 milhões de aportes de fundos de investimentos e tem 60 mil usuários. A empresa tem sede em Curitiba e unidades em São Francisco, na Califórnia, e em Austin, no Texas.



 

Fonte: Renée Pereira, O Estado de S.Paulo