Empresa israelense desenvolve camiseta que monitora o coração



A camiseta israelense “hWear”, da HealthWatch, realiza eletrocardiogramas, monitora a frequência cardíaca e a pressão arterial por meio de sensores que leem os sinais vitais. Os dados são gerados em tempo real e chegam ao médico imediatamente, permitindo o acompanhamento de pacientes de forma remota.

O produto  é desenvolvido com fios de algodão ou fios sintéticos, com eletrodos especiais extremamente finos que enviam sinais vitais via bluetooth ou uma conexão Wi-Fi para um banco de dados em nuvem, onde são processados. Caso algo anormal seja detectado, os médicos do paciente são alertados e um protocolo de tratamento pode ser iniciado imediatamente.

“Nossas camisetas hWear medem os sinais vitais com a mais alta qualidade sem adesivos, géis ou preparações depilatórias tanto para homens quanto para mulheres. As roupas são laváveis na máquina e compatíveis com a maioria dos sistemas de telemetria cardíaca”, explica Uri Amir, Diretor-Presidente da HealthWatch. “Ao contrário de outros produtos que informam apenas a frequência cardíaca, a nossa nova roupa de saúde é um verdadeiro dispositivo médico que monitora eletrocardiogramas completos com 15 condutores junto com outros sinais vitais fisiológicos. Ela mudará o futuro do monitoramento pessoal oferecendo tranquilidade contínua aos usuários – onde quer que o estilo de vida deles os levem”. Já Neil Cox, da Intel Europa, considera a wearable technology uma das mais importantes para os próximos anos. “Esperamos que 500 milhões de peças de wearable technology sejam vendidas anualmente até o final da década”.

A empresa vai participar da exposição “Wearable Tech”, do Museu de Ciência e Indústria de Chicago/EUA, um dos principais museus de ciência do mundo, conhecido por suas exposições interativas projetadas para estimular a investigação científica e a criatividade. A mostra ocorrerá de 21 de março de 2019 a junho de 2020.