Empresa israelense cria drone capaz de voar 24h sem interrupções

O drone, criado pela Easy Aerial, é utilizado pelas forças especiais dos EUA e de Israel e já está disponível para projetos civis no Brasil por meio da Ôguen, representante oficial da empresa no país, em parceria com a Aeroscan.

O equipamento consegue atingir uma altura de até 100 metros, equivalente a um prédio de 33 andares, e realiza toda a operação de forma automatizada, sem a necessidade de intervenção humana.

Isto é possível devido à conexão com uma base, uma caixa padrão militar composta de sensores e câmeras que viabiliza a decolagem, pouso e carregamento da aeronave. A solução é robusta e resistente a intempéries.

Caso o drone queira fazer um voo livre para realizar missões de inspeção ou pronta resposta, por exemplo, ele pode se desconectar da base e voar por cerca de 45 minutos sem precisar recarregar a bateria. O cabo desconectado cai suavemente com a ajuda de um paraquedas.

A solução é ideal para projetos de vigilância e monitoramento, podendo ser aplicado no setor de indústrias, condomínios residenciais, centros logísticos, agronegócio, usinas, estradas, portos, aeroportos e muitas outras possibilidades.

O drone é embarcado com uma câmera térmica para operações noturnas e uma câmera óptica com zoom de 80x, capaz de identificar um veículo a 20km de distância. Além disso, possui inteligência artificial capaz de identificar anomalias na instalação, garantindo uma segurança ativa e preventiva.

Hen Harel, CEO da Ôguen, afirma: “Ao contrário do que se pode imaginar, implantar uma solução como essa no Brasil pode ser muito acessível, uma vez que criamos um plano mensal no formato de serviço, eliminando a necessidade de compra de equipamentos, que é a parte que exige mais investimentos em um projeto como esse”.

Fonte: Revista Segurança Eletrônica/Cambici