Empresa israelense cria dispositivo para prevenir a cegueira

A Ophthalmic Sciences acredita que seu dispositivo “IOPerfect” pode ajudar a prevenir a cegueira em adultos.

De acordo com a startup, trata-se do primeiro dispositivo de medição de pressão intraocular sem contato baseado em Inteligência Artificial que permite que indivíduos com glaucoma meçam a pressão ocular a qualquer hora e em qualquer lugar e comuniquem os resultados aos seus médico.

O glaucoma, geralmente causado por pressão intraocular elevada, atinge 75 milhões de pessoas em todo o mundo e 8,9 milhões apenas nos Estados Unidos. É a principal causa da cegueira adulta.

A história começou em 2017, quando o cofundador da empresa Noam Hadas estava em uma mesa de Shabat com alguns parentes, incluindo um especialista em glaucoma. Hadas, um inventor de tecnologia experiente que estabeleceu várias empresas de dispositivos médicos nos últimos 30 anos, perguntou a seu parente qual era o principal desafio que ele enfrentava em seu campo. A resposta: “Não tenho uma boa maneira de medir a pressão intraocular (PIO) regularmente”.

Em geral, a pressão intraocular é medida em um consultório médico, usando uma máquina pesada e/ou desconfortável. Dessa forma, os médicos controlam o glaucoma por meio de visitas mensais ou trimestrais a seus pacientes, o que significa que a pressão ocular não é medida diariamente, embora esses pacientes recebam medicamentos que podem ter um efeito em todo o corpo. Além disso, se a situação piorar e passar muito tempo, os resultados costumam ser irreversíveis.

“Se você comparar como tratamos o diabetes ou a hipertensão – essas doenças são monitoradas diariamente”, explicou o CEO da empresa, Ariel Weinstein. “O glaucoma também flutua continuamente, então como você pode administrá-lo com sucesso com as ofertas atuais?”.

De acordo com Hadas, “tudo isso foi reunido para resolver a necessidade de um sistema de primeira classe, que pode fornecer aos especialistas os dados necessários para tratar melhor seus pacientes.”

Com o IOPerfect, os pacientes colocam um fone de ouvido do tipo VR para monitorar sua PIO a qualquer hora do dia e na conveniência de sua própria casa. Não há necessidade de colírio ou calibração constante. O teste leva menos de dois minutos.

Especificamente, o IOPerfect aplica uma pressão de ar suave e controlada dentro do fone de ouvido, enquanto as microcâmeras de vídeo capturam a diferença em resposta à pressão em relação aos vasos sanguíneos do olho eterno. Os dados são enviados para um servidor de nuvem seguro e o algoritmo proprietário da Ophthalmic Sciences fornece análise baseada em IA da resposta da pressão vascular.

“Você pode colocar na cabeça e, depois de um minuto e meio, voltar às suas atividades diárias”, garante ele. “Os resultados são exibidos ou encaminhados ao médico. Durante o dia, um paciente pode fazer suas medições várias vezes para ajudar a estabelecer uma linha de base e permitir que o médico ajuste sua medicação de acordo. A crescente exposição a telas de telefones e computadores parece estar ligada ao aumento da prevalência de glaucoma. Junto com o envelhecimento da população, o risco é cada vez maior, aumentando a necessidade de diagnóstico precoce. Mas o mais importante é que o ano passado provou o valor do telediagnóstico e esse fato atraiu atenção significativa de médicos e investidores em nosso empreendimento”.

A empresa já iniciou os procedimentos regulatórios para o dispositivo IOPerfect, que Weinstein disse esperar estar disponível para venda nos Estados Unidos e na Europa em 2023.