Empresa israelense cria camuflagem “invisível”

A empresa israelense Polaris Solutions, de produtos de sobrevivência, desenvolveu uma tecnologia de camuflagem que torna os soldados no campo de batalha virtualmente indetectáveis. Trata-se do “Kit 300”, uma folha de camuflagem inovadora feita de um material que fornece ocultação multiespectral.

A folha é feita de um material especial de ocultação visual térmica, composto de metais, polímeros e microfibras. Pode ser usado para contravigilância em uma ampla variedade de cenários militares.

A ideia da tecnologia nasceu em 2006, durante a Guerra do Líbano. Na época, Picciotto estava em uma unidade especial das Forças de Defesa e viu in loco que os soldados em terra precisavam de melhor proteção contra as câmeras térmicas e equipamentos de visão noturna de seus inimigos.

A Polaris Solutions foi fundada em 2010. Vários ex-soldados das FDI com treinamento de forças especiais emprestaram seus conhecimentos para a empresa, que também produz uma variedade de tecidos táticos resistentes e duráveis e produtos militares patenteados.

Cada folha vem com uma coloração diferente em cada lado: uma para vegetação densa e outra para paisagens mais desérticas. Além disso, a empresa personaliza padrões e cores de acordo com as necessidades do cliente e região geográfica.

O material resistente pode ser moldado em formas tridimensionais ou dobrado em um rolo compacto. Também é à prova d’água, pode fornecer abrigo ou ser transformado em uma maca para transportar soldados feridos no campo de batalha.

De acordo com a empresa, pode levar até 250 quilos de peso, ser usado como tala para imobilizar um osso quebrado e pode servir como manta de hipotermia.

A Polaris Solutions está trabalhando com a indústria de defesa de Israel, bem como agências governamentais no exterior, incluindo unidades de forças especiais no Canadá e nos Estados Unidos. Internacionalmente, o Kit 300 é conhecido como Jag Hide.

Fonte: Jewish Journal