Drones israelenses ganham prêmio internacional

A empresa israelense Percepto conquistou um prêmio internacional concedido pela empresa norte-americana Frost and Sullivan. Os organizadores do concurso destacaram o papel dos drones autônomos, sem a necessidade de um operador humano próximo, em garantir maior segurança, mesmo quando muitos trabalhadores ficaram impedidos de trabalhar devido a restrições, como o coronavírus. Eles também observaram que a Percepto foi pioneira no mapeamento de áreas usando drones e na construção de modelos tridimensionais de edifícios e áreas de terra.

O novo sistema da Percepto, chamado Beyond Vision (BVLos), programa independentemente operações como manutenção, localização de falhas, medições, tarefas de documentação e segurança do sistema. O operador não precisa estar em campo com o drone, mas pode controlá-lo completamente por meio de uma sala de controle remoto. Quando necessário, os drones autônomos retornam às suas estações de acoplamento designadas para recarregar.

A tecnologia da Percepto é baseada em inteligência artificial que pode reconhecer e distinguir seres humanos, animais e outros objetos, além de ser equipada com sistemas de fotos diurnas e noturnas que permitem que seus drones realizem tarefas continuamente, apesar das más condições climáticas, como vento, chuva e forte calor.