Dia 08 de agosto: filme “Alma Imoral”, baseado no livro do rabino Bonder, estreia nos cinemas

O filme “Alma Imoral”, dirigido por Silvio Tendler, é baseado no best-seller do rabino Nilton Bonder, que inspirou a peça de teatro e agora ganha versão para as telas. O tema é sobre a importância da “transgressão” para impulsionar a vida. O livro já vendeu mais de 300 mil cópias em diversos países. O espetáculo foi visto por 500 mil espectadores.

O documentário apresenta a história de personagens que recorreram à transgressão como única possibilidade de fazer o que era correto. Entre os temas abordados estão adultério, ateísmo, homossexualidade, traição, rompimento e inovação na política, religião, arte e ciência. No filme, entrevistas são intercaladas com coreografias da Cia. de Danças Debora Colker. A narração é de Bel Kutner, Júlia Lemmertz, Letícia Sabatella, Mateus Solano e Osmar Prado.

Entre os personagens estão Frans Krajcberg, Michael Lerner, Rebbeca Goldstein, Etgar Keret, Uri Avneri, Reb Zalman Schachter, Rabino Steven Greenberg, Noam Chomsky, irmãos Rosenberg etc. O filme mostra também passagens e mitos bíblicos que revelam a arte de transitar no território da interdição e da transgressão, trazendo uma nova reflexão sobre o que é lícito e apropriado, sobre o tabu e sua quebra. “A transgressão é o elemento capaz de renovar a vida, de impulsioná-la a um novo horizonte de possibilidades. Essa transgressão está localizada na alma”, explica Bonder.