Curso de Yiddish online da PUC-Rio vai começar em março

A PUC-Rio vai iniciar curso de Yiddish online em março. A professora Sonia Kramer, do Departamento de Educação PUC-Rio, explica os objetivos do curso a quem se destina e como funcionará.

Qual o objetivo do curso e para qual público é destinado?
O objetivo é manter a língua e a cultura Yiddish vivas, em conexão com esse revigoramento que se observa em vários países. Os cursos são oferecidos pelo Instituto de Línguas da PUC-Rio em parceria com o Núcleo Viver com Yiddish. Temos 4 níveis de ensino da língua Yiddish:

– Aprender Yiddish 1: iniciação à língua, música e literatura. Destina-se a pessoas que desejam aprender a língua e ser alfabetizadas.

– Aprender Yiddish 2: iniciação à língua, música e literatura. Destina-se a pessoas que dominam o alef-beit e têm conhecimentos básicos da gramática Yiddish.

– Aprender Yiddish 3: iniciação à língua, música e literatura. Destina-se a pessoas alfabetizadas em Yiddish e que tenham estudado a língua por cerca de 2 anos.

– Roda de leitura/Conversação. Destina-se a pessoas que falam, compreendem e gostam de escutar a língua Yiddish.

Qualquer pessoa pode se inscrever?
O Curso é oferecido para alunos da PUC e aberto como Curso de Extensão para profissionais e estudantes de áreas diversas. Para essa turma, espera-se alunos e alunas que desejam ser alfabetizados em Yiddish.

O curso pretende ser matéria em escolas judaicas?
Desde 2017, realizamos Oficinas de Yiddish com crianças no Colégio Eliezer Max, oferecendo experiência com músicas, histórias e brincadeiras em Yiddish. O projeto é contribuir para a presença viva e criativa da língua e da cultura Yiddish dentro das escolas judaicas, bem como em outros espaços culturais.

Há planos de expandir o curso para outros estados, como São Paulo, por exemplo?
Os cursos são e continuarão sendo online. Temos alunas e alunos de São Paulo, Curitiba, Brasília, entre outras cidades. Todos e todas são muito bem-vindos! Os cursos terão início em março.

Veja as datas e a programação dos cursos, acessando os links abaixo:
Aprender Yiddish 1: Iniciação à língua, música e literatura: https://bit.ly/3y1A3Wh
Aprender Yiddish 2: Iniciação à língua, música e literatura: https://bit.ly/3IsBaDh
Aprender Yiddish 3: Iniciação à língua, música e literatura: https://bit.ly/3rV5xwD
Rodas de leitura/Conversação em Yiddish. Leyenkrayz/Shmues : https://bit.ly/3IsCvdh

Para inscrições: acesse.