Covid-19: Israel desenvolve medicamento que pode eliminar danos nos pulmões

O Bônus Bio Group concluiu um estudo preliminar sobre um novo medicamento desenvolvido para tratar problemas respiratórios agudos de pacientes com Covid-19.

O medicamento Mesen Cure, que se mostrou eficaz em testes em laboratório e em animais, consiste em células Estromais Mesenquimais (MSCs) ativadas que são isoladas do tecido adiposo de doadores saudáveis, reduz a inflamação, promove a regeneração do tecido pulmonar doente e alivia sintomas respiratórios.Resultados iniciais mostram que o novo medicamento alterou a reação das células ao novo coronavírus, promovendo um efeito ant-inflamatório.

O CEO da empresa, Shai Meretzki, compartilhou uma imagem de laboratório de um pulmão saudável, um pulmão doente e pulmão tratado com MesenCure.”O pulmão tratado parece idêntico ao pulmão saudável – com cura completa e eliminação dos danos ao pulmão”.

A empresa trabalha com MSCs há uma década a partir de sua sede em Haifa, onde desenvolveu um enxerto ósseo com engenharia de tecidos que também é baseado em MSCs. Quando o surto de coronavírus começou, Bonus começou a investigar o potencial das CTMs para reduzir a “tempestade de citocinas” em pacientes com Covid-19.

Pesquisas mostram que muitos pacientes com Covid-19 morrem por causa de um aumento na produção de moléculas inflamatórias chamadas citocinas, e não exatamente pelo próprio vírus. Quando o sistema imunológico secreta muitas citocinas, pode ocorrer uma “tempestade de citocinas”. Essa resposta imune excessiva destrói o tecido pulmonar saudável, levando à síndrome ou insuficiência respiratória aguda e, eventualmente, à morte.

Meretzki disse que as CTMs são células “encontradas em todos nós; responsáveis pelo controle de danos e uma variedade de outras atividades do dia-a-dia”.,Até agora, o bônus testou o MesenCure em várias espécies de animais, mas Meretzki disse que a empresa espera lançar testes clínicos dentro de alguns meses.”Quando estivermos fazendo testes clínicos, nossa esperança é ajudar muitos pacientes que sofrem de Covid-19″.No entanto, a empresa reconheceu que o cronograma esperado para o teste é “prospectivo” e vários fatores podem mudar.