Conheça cinco startups israelenses promissoras que oferecem soluções para o meio-ambiente

BeeHero – Plataforma que combina algoritmos, Big Data e um componente de IoT que permite a coleta de dados de colmeias juntamente com informações ambientais. A empresa oferece otimização para o processo de polinização, identificando colônias em risco e reduzindo problemas de colmeias, por meio de intervenção direcionada. Os dados dos sistemas BeeHero nas colmeias são armazenados na nuvem, analisados por ferramentas de aprendizado de máquina e as informações são transmitidas aos apicultores em tempo real. Esses dados, juntamente com indicadores ambientais, como tipo de cultura, densidade e localização geográfica, permitem medir o desempenho da colmeia. Agricultores e apicultores usam essas informações e são capazes de reduzir as taxas de mortalidade das abelhas e os custos operacionais, além de melhorar a produtividade da polinização.

ECOConcrete – Concentra-se na reabilitação de praias. Ela desenvolveu um concreto especial para construção marinha, que contém uma mistura de materiais que favorecem o assentamento de animais marinhos que ajudam a purificar a água da região e favorecem o retorno do ambiente ecológico às áreas construídas onde foi perdido. Também fornece unidades de concreto pré-fabricadas que imitam formas rochosas naturais, como piscinas naturais. Além disso, a empresa desenvolveu tecnologias para a criação de elementos de concreto para construção em terrenos que estimulam o crescimento da vegetação no mesmo.

Ecoplant- Usa a tecnologia IoT para economizar energia e otimizar a manutenção da infraestrutura em plantas industriais. A solução em nuvem SaaS da startup monitora e controla compressores de ar em fábricas, conectando e monitorando o sistema de compressão de ar. A solução permite gerenciar compressores individuais ou todo o sistema sob condições variadas, como mudanças na produção e consumo de ar comprimido. O sistema de previsão baseado em inteligência artificial da Ecoplant otimiza o consumo de energia e oferece economia de energia, resultando em redução da poluição do ar e redução de interrupções de produção não planejadas.

Plantish – Ajuda a reduzir o excesso de pesca nos oceanos, produzindo pedaços inteiros de filé de peixe à base de plantas, como substituto da carne de peixe do mar comestível. O primeiro produto da empresa é um salmão estampado com valores nutricionais idênticos ao original. Utilizando uma equipa de tecnologia na área alimentar, o laboratório da Plantish produz proteínas selecionadas de leguminosas, extratos de algas e óleos de algas, de forma a otimizar a experiência de comer o peixe e o seu sabor. A tecnologia de impressão 3D da empresa também permite usar esses materiais para produzir uma porção de filés de salmão cozidos no final do processo.

ESCgo – Disponibiliza uma ferramenta organizacional que ajuda as empresas a entender quais dados ESG (Ambientais, Sociais e Governança) precisam coletar, organizar os dados em forma de métricas que permitem a comparação com o que existe no setor e as áreas em que as empresas atuam, e, finalmente, gerar relatórios conforme necessário. O produto é construído como um “balcão único” para monitoramento de dados, análise de lacunas e otimização com base em inteligência artificial.

Fonte: CTech/IsraelTrade