Como startups israelenses estão mudando o varejo

A comunidade de startups israelense nunca deixa de impressionar. De tecnologias que salvam vidas a inovações em cybersegurança e novas formas de pagamentos revolucionárias, o país possui milhares de empresas que impactam positivamente em como o mundo funciona.

Recentemente, duas startups estão no centro das atenções: Syte e Tipa. Ambas trazem soluções B2B (business to business).

A Syte é de compras virtuais. Fornece buscas, recomendações de produtos e deep tagging para grandes marcas como Tommy Hilfiger e Farfetch. O que o significa para o consumidor uma experiência melhor, mais veloz e com mais satisfação. A empresa já arrecadou milhões de dólares e, com 5 escritórios abertos ao redor do mundo, possui planos para aumentar sua equipe.

Já a Tipa, busca enfrentar o grande problema do desperdício de plásticos. A empresa israelense produz embalagens que são 100% compostáveis, apesar de parecerem e agirem como os plásticos que conhecemos. Funciona da seguinte forma: as embalagens da Tipa são feitas com as mesmas máquinas que produzem o plástico comum, mas que sofrem pequenas alterações para entregar um produto final que é biodegradável até mesmo quando não é reciclado corretamente. Claro que a degradação não ocorre do dia para a noite, em condições ideias – como no seu quintal – o processo demora seis meses, enquanto em outros casos, alguns anos, o que ainda é muito melhor do que a existência eterna do plástico comum.
O fato que a solução Tipa demora seis meses ou mais para sumir tem seu lado positivo. Um exemplo é o uso do produto nos sacos para vestimentas criadas pela estilista Gabriela Hearst, que não poderia usar as embalagens se sumissem depois de 24 horas. O mesmo ocorre em pacotes de comida feitos deste novo “plástico”. Com o aumento da produção, espera-se que as embalagens se tornem não apenas mais comuns, mas também acessíveis em termos de preço. E o meio-ambiente, agradece.

Fonte: IsraelTrade