Clipe musical com crianças brasileiras viraliza em Israel

Para marcar os três anos da maior comunidade de brasileiros em Israel, cerca de 60 crianças e jovens com idades entre 2 e 19 anos foram convidados para participar de um video clipe com a música que marcou os 71 anos da fundação do Estado Judeu.

O vídeo com os brasileirinhos e alguns filhos de brasileiros residentes em Ra’anana e cidades vizinhas viralizou e foi notícia na imprensa local. A canção escolhida foi “Shevet Achim Vaachayot” (Tribo de Irmãos e Irmãs), cujo refrão começa diz “Aqui (Israel) é casa, aqui é coração, de você eu não abro mão, nossos pais são as raízes e nós as flores”.

Idealizado por Marcus Gilban e Marcos Homsani, o clipe foi editado por Rafael Guanabara. Todos cariocas e moradores de Israel há menos de três anos. “A ideia começou pequena e cresceu. Quando convidamos as famílias, esperávamos contar com umas 20 pessoas, mas tivemos 58 crianças e não pudemos receber mais simplesmente porque não cabia mais. Um dos maiores orgulhos do imigrante brasileiro é ver os filhos bem adaptados aqui. O resto a gente corre atrás”, explica Gilban, que também é um dos coordenadores da Kehilá Yalla Chaverim.

Criado em 2016, o grupo é uma plataforma de apoio e um espaço para intercâmbio entre imigrantes brasileiros antes, durante e depois da chegada à região do Hasharon, no centro de Israel, que abrange as cidades de Ra’anana, Kfar Saba, Hod Hasharon e Netanya.

Ra’anana é considerada a “capital brasileira” em Israel com cerca de 300 famílias. Atrai tanta gente por várias razões, entre elas a localização privilegiada – a apenas 20 minutos de Tel Aviv – e o alto nível de prosperidade que lembra os subúrbios americanos e europeus. Não à toa que também é a “queridinha” de imigrantes anglófonos, francófonos e agora brasileiros.