Canal Curta vai apresentar série “Antissemitismo: 2000 anos de história”

A série “Antissemitismo: 2000 anos de história” será apresentada em quatro episódios, sempre às sextas-feiras, às 22:30h. O coordenador de Jornalismo do Canal Curta, Eduardo Fradkin, afirmou à CONIB que o tema é relevante não só pelo aumento de casos de antissemitismo, como também pelo crescimento de células neonazistas no Brasil – 270,6% de janeiro de 2019 a maio de 2021, de acordo com recente pesquisa da antropóloga Adriana Dias.

Fradkin explicou: “O Canal Curta! reserva o horário nobre das sextas-feiras a temas sociais, incluindo História e política. A equipe de curadoria está sempre em busca de filmes e séries que abordem temas relevantes para o nosso tempo. A minissérie ‘Antissemitismo, 2000 de História’ é um exemplo perfeito. Ela lança um olhar sobre o passado para explicar as origens e o desenvolvimento de um fenômeno que continua assustadoramente atual: o ódio aos judeus. Revela fatos chocantes, como fake news que já eram espalhadas contra esse povo na Alexandria do ano 38, e mitos como a associação dos judeus com finanças, que nasceu numa época em que eles eram proibidos de exercer várias profissões, restando-lhes trabalhos impopulares como cobradores de impostos e agiotas. É uma série esclarecedora e essencial para desconstruir estereótipos que, até hoje, são empregados por neonazistas e outros grupos de ódio”.

Através de animações e depoimentos de historiadores e especialistas, os episódios avançam cronologicamente desde a antiguidade até os dias de hoje. O primeiro episódio trata das origens dessa perseguição que começa na antiga Alexandria, no ano 38 D.C., de acordo com os primeiros registros de manifestações antijudaicas no Egito antigo. Na época, circulavam boatos de que os judeus sacrificavam pagãos em seus templos, entre outras invenções espalhadas por pessoas influentes, o que provocou o primeiro massacre dirigido a um bairro judeu.

O segundo episódio, “Tempos de Rejeição”, vai abordar os quinhentos anos de antissemitismo em três continentes em uma dimensão muito mais generalizada e sistemática – na Itália, os primeiros guetos e na Espanha da Inquisição. O terceiro episódio, “Da Emancipação ao Holocausto”, relata o horror vivido pelos judeus na Europa sob o nazismo e o que ocorreu durante o período trazido à tona em todas as suas dimensões com a libertação dos campos de concentração. O quarto – “Novos Rostos” – irá mostrar um panorama atual desse ódio, que se dissipa pela internet e se esconde atrás de perfis nas redes sociais.