ATID, entidade que oferece crédito, comemora um ano

A ATID, entidade que surgiu com a proposta de promover acesso a crédito sem juros a pessoas que vivem momentos de vulnerabilidade financeira temporária, está completando um ano de vida com o desafio de chegar a mais pessoas, principalmente aquelas que estão afastadas da vida judaica.

A iniciativa foi de Ruth Goldberg juntamente com um grupo de voluntários, e com apoio da Federação Israelita de São Paulo, quando eles identificaram que a falta de recursos financeiros era um dos fatores determinantes para o afastamento de membros da comunidade da vida judaica.

A ATID oferta crédito (empréstimos no valor médio de R$ 20 mil), sem cobrança de juros e para devolução no prazo médio de 24 meses. São critérios de elegibilidade ter vínculo com entidade judaica, ter um fiador e estar em situação temporária de dificuldade financeira, o que significa demonstrar capacidade de devolver o valor emprestado.

Em um ano de operação a ATID já ofereceu crédito a mais de 20 pessoas e está em processo de análise de outros casos que preenchem os requisitos. Vale destacar que todo o processo é tratado com total sigilo.

“Neste primeiro ano de vida, fomos aperfeiçoando e ajustando nossos processos, mas o que mais nos chama a atenção e nos desafia é como chegar na invisibilidade da nossa comunidade. Como oferecer a ajuda da ATID para as pessoas que não frequentam as escolas judaicas, o clube, as entidades e as sinagogas. Estas pessoas também são o nosso alvo!”, destacou Ruth Goldberg.

Ela destaca: “Não trabalhamos sozinhos, atuamos em parceria e em colaboração com diversas outras entidades que atuam no campo do desenvolvimento social comunitário e recebemos apoio de doadores, filantropos e voluntários”.

Mais detalhes: acesse.