O Arquivo de Cinema de Israel, de Jerusalém, tornou sua coleção acessível de forma virtual. A entidade preserva obras israelenses de desde o final do século 19 e, há sete anos, começou a digitalizar seus filmes e vídeos. O catálogo agora está disponível onde os usuários podem procurar por figuras públicas, datas ou pontos de referência.
As obras são traduzidas, marcadas e pesquisáveis em inglês e hebraico. Ao escolher a “Visão Histórica”, os usuários podem ver Israel através das lentes de raros materiais de arquivo do início do século 20 até a década de 1970. Esses trabalhos incluem o físico judeu Albert Einstein em um filme caseiro de 1949, visitas a Israel de estrelas e políticos de Hollywood, as ruas de Tel Aviv e Jerusalém durante a Primeira Guerra Mundial e milhares de outros noticiários.
A opção “Visão Artística” oferece uma seleção de mais de 300 clássicos e documentários feitos em Israel. Alguns dos filmes vêm com legendas em inglês pela primeira vez, incluindo vários cult clássicos israelenses, como “Sing Your Heart Out” de Avi Nesher, “Alex is Lovesick” de Boaz Davidson.
A opção “Visão Histórica” é gratuita nas versões em inglês e hebraico; a “Vista Artística” contém alguns longas-metragens acessíveis por uma pequena taxa: acesse.