Arqueólogos encontram cidade onde o rei David se refugiou de Saul

Com base em artefatos e resultados de datação por carbono 14 datados de escavações desde 2015, estudiosos concluíram que o sítio arqueológico de Khirbet a-Ra’i, no sopé da Judeia, é o local da cidade filisteia. O local forneceu refúgio ao futuro rei David quando ele estava fugindo do rei Saul. Depois de sua estada, David subiu ao trono em Hebrom.

De acordo com comunicado da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Autoridade de Antiguidades de Israel, arqueólogos descobriram vestígios de um assentamento filisteu dos séculos 12 a 11 a.EC, que foi seguido por um assentamento rural datado do início do século 10 a.EC, que vai de acordo com o relato bíblico. De acordo com a informação, a datação por carbono 14 apoia a linha do tempo e a identificação dos restos arqueológicos.

Durante décadas, os arqueólogos procuraram a localização da indescritível Ziklag, para a qual cerca de uma dúzia de locais foram sugeridos, sem consenso acadêmico. Esses locais anteriores foram largamente desconsiderados devido à falta de sinais de transições de assentamentos de evidências culturais filisteias para restos israelitas do tempo de David, ou devido à falta de evidência da ruína generalizada forjada pelos amalequitas, como descrito na Bíblia Hebraica.

De acordo com os principais arqueólogos, o professor Yosef Garfinkel, chefe do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém; Saar Ganor da IAA; Kyle Keimer e Gil Davis, da Universidade Macquarie, em Sydney, Austrália, o local proposto de Khirbet a-Ra’i tem todas as qualificações necessárias para a sua identificação.

O comunicado de imprensa conjunto da IAA e da Universidade Hebraica disse que após sete escavações que revelaram cerca de 1.000 metros quadrados, a equipe arqueológica encontrou evidências de um assentamento da era filisteia dos séculos XII a AEC entre os quais estavam estruturas de pedra maciças e artefatos culturais típicos filisteus, incluindo cerâmica estilizada em depósitos de fundação – ofertas de boa sorte colocadas sob o piso de um prédio. Esses artefatos, juntamente com ferramentas de pedra e metal, são semelhantes aos encontrados em outras cidades filisteias, incluindo Ashdod, Ashkelon, Ekron e Gath.

O nome Ziklag é de origem filisteia e não tem raízes nas línguas semíticas. Recentemente, um grande estudo científico do DNA filisteu coincidiu com suas origens na região do mar Egeu, que teve estilos similares de cerâmica durante o século XII AC, período no qual os ancestrais filisteus teriam migrado para a Terra de Israel.