Alunos do Eliezer Max fazem estudo de campo em Recife

Como parte do “Projeto Recife Multicultural”, os alunos do 8º ano da Escola Eliezer Max embarcaram para um estudo de campo em Pernambuco. A viagem teve como objetivo explorar toda a riqueza cultural da região em diálogo com o currículo escolar, com destaque para a área de Cultura Judaica que se desenvolve nesta série com base nos eixos temáticos “memória e ancestralidade”. Eles visitaram locais como o centro histórico de Olinda, a Sinagoga Kahal Tzur e o Museu Cais do Sertão, conheceram o Colégio Israelita Moysés Chvarts e participaram de atividades como Oficinas de Maracatu e de bonecos Mamulengos.

História, História Judaica e Artes foram os componentes curriculares de maior destaque neste projeto interdisciplinar, pois foi na cidade de Recife, no período de colonização holandesa, que surgiu a primeira sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, fundada por judeus holandeses sefaraditas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer importantes lugares de memória, em Recife e Olinda, que marcaram o início da vida judaica brasileira, e observar a presença judaica no Nordeste, seja através de hábitos regionais preservados, bem como na permanência de uma comunidade vigorosa, que mantém uma vida judaica pulsante naquelas cidades.
Além disso, a turma explorou outros cenários importantes do período colonial brasileiro e refletiu sobre o papel da cidade do Recife na história e na cultura brasileira. No campo das Artes, os alunos entraram em contato com ritmos, cores e formas próprias das manifestações culturais locais não só com o objetivo de reconhecer a arte como forma de expressão em todas as suas dimensões: culturais, sociais, políticas, estéticas etc, mas, também, como a produção artística reflete e contribui para construção da identidade brasileira. Leia a matéria no site da escola: acesse.