A Agência Judaica promoveu sua já tradicional “Feira de Oportunidades em Israel” em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, desta vez presencial, após dois anos de eventos virtuais durante a pandemia. Cerca de 900 pessoas visitaram a Feira, número acima das expectativas.
Vieram especialmente de Israel dez representantes de instituições governamentais e não governamentais (Ministério de Absorção, Departamento de Estudantes Olim, Agência Judaica de Israel, Gvahim, Prefeitura de Naharya, Projeto Israela) – todas focadas em apoio a olim.
Foi uma oportunidade de conhecer mais profundamente desde trâmites iniciais de aliá e acompanhamento dos primeiros passos dos olim em Israel até sua completa inserção no dia-a-dia do país.
Aconteceram palestras sobre os direitos e deveres de olim, diferenças culturais, recolocação no mercado de trabalho, apoio a estudantes, sistema médico e revalidação de diplomas, projetos de prefeituras e outros que facilitam a chegada dos olim, sejam eles jovens ou menos jovens, individuais ou famílias.
Além das palestras, os representantes e toda a equipe da Agência Judaica no Brasil estiveram à disposição do público para tirar dúvidas individuais.
Para pessoas já em processo de aliá e dentro de perfil específico, foi oferecido um workshop de 2-3 horas de duração sobre o mercado de trabalho israelense demonstrando técnicas para que a inserção no mercado israelense seja mais rápida e efetiva.
Também estiveram presentes instituições brasileiras que oferecem projetos educativos ou culturais para brasileiros – no Brasil e em Israel, como Masa, Naale, Taglit, Hillel, Ulpan, Stand with Us.
Ao final da Feira foi sorteada entre os participantes de cada cidade uma passagem para Israel, cortesia da Maringá Turismo e da Turkish.