Aeroporto de Istambul inaugura sinagoga



Duas novas salas de oração judaicas foram inauguradas no novo aeroporto internacional de Istambul, considerado o maior do mundo. As sinagogas estão situadas nos lounges regulares e de classe executiva do aeroporto. O antigo aeroporto de Istambul – Atatürk -, não tinha uma sala de oração dedicada à comunidade judaica.

O novo aeroporto é um hub da Turkish Airlines, a maior operadora do mundo com voos para 122 países, incluindo 10 voos diários entre Tel Aviv e Istambul. “Há mais vôos da Turkish Airlines de Tel Aviv para Istambul do que para Londres”, disse o rabino Mendy Chitrik, o emissário de Chabad e rabino Ashkenazi da Turquia. “Eles fornecem entre 600 e 5.000 refeições kosher diárias, certificadas pelo Rabinato da Turquia”. Segundo o rabino Chitrik, a ideia de abrir uma sala de oração judaica foi da companhia aérea.

“É reconfortante que, mesmo em Istambul, todos os judeus possam se estabelecer e rezar. O governo turco não interfere. As sinagogas estão funcionando em Istambul há mais de mil anos. A comunidade judaica é, graças a Deus, ativa e próspera”, concluiu o rabino.